Muitas pessoas têm dúvidas sobre de quanto em quanto tempo é preciso trocar seus sites. Neste artigo, você confere informações valiosas sobre isso!

O papel do site mudou radicalmente nos dias de hoje. Os números comprovam: ele é uma peça central na decisão de comprar a sua marca ou contratar seus serviços.

O que antes era praticamente um “cartão de visitas digital”, estático e atualizado a cada três ou quatro anos, é hoje uma ferramenta viva de relacionamento, construção de marca, autoridade e conversão de clientes.

No entanto, um site só traz bons resultados se, de fato, ele estiver alinhado aos seus objetivos. Além disso, deve oferecer informação relevante e uma boa experiência de navegação para seus visitantes, seja no computador ou celular.

Aqui, cabe a pergunta: como saber se está na hora de trocar o seu site? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Os pontos-chave: confiança e autoridade

Uma identidade visual bem trabalhada, que represente os atributos da sua marca, e conteúdo suficiente para embasar a decisão de seus clientes, constroem a sua autoridade de marca.

Uma pesquisa da Nielsen mostra que os sites de marca são as fontes mais confiáveis, após as recomendações de pessoas conhecidas.

Do outro lado, está a mídia digital tradicional, reforçando a importância do conteúdo em um processo de compras.

O site é o canal onde os consumidores mais buscam informações sobre os produtos e os serviços para embasar as compras, com 88% de participação. Em seguida, vêm amigos e familiares, lojas, publicidade e redes sociais — todos na faixa de 50% no Brasil.

Estes dados fazem parte da pesquisa Criteo já apresentada em nosso post “O digital, seu site e a nova jornada do Omnishopper”.

Então, como avaliar se seu site precisa ser atualizado?

Itens de avaliação mais importantes para avaliar a necessidade de mudar seu site:

  • Identidade visual: seu site possui uma identidade visual que ajude a construir sua marca? Ou ele é genérico, não transmite aquilo que deseja passar ao público? É preciso seguir uma paleta de cores da marca, expor um bom contraste entre fundo e texto para facilitar a leitura. As imagens devem remeter àquilo que se quer como impressão sobre seu produto ou serviço. Também é recomendável o uso de ícones que facilitem a leitura e a navegação;
  • Usabilidade: seu site deve ter uma boa navegação, caso contrário as pessoas podem ter dificuldade de encontrar o que procuram. O número de cliques máximo para encontrar aquilo que precisa deve ser três.
  • Outro ponto importante são os chamados “breadcrumbs”, geralmente situados na barra horizontal superior do site. Eles indicam a localização atual do usuário no site, apresentando o “caminho” feito, o que possibilita que ele volte a sessões anteriores, por exemplo;
  • Usabilidade no mobile: ainda ligado ao tópico anterior, esse ponto de atenção é essencial. Atualmente, os acessos pelo celular a sites são cada vez maiores. Logo, não basta que sua página seja acessível pelo computador, a versão mobile deve ter botões com tamanhos e espaçamentos adequados; também verifique o tamanho da fonte, das imagens etc.;
  • Performance: cabe se perguntar se o usuário é estimulado a entrar em contato por meio do site. Nele, há os chamados “call to action”, ou seja, chamados para tomar a ação desejada ao longo da navegação, nos locais adequados? Existe uma hierarquia de conteúdo, uma lógica que conduz a jornada do cliente para comprar o produto? Os formulários e o processo de compras são simples?
  • Conteúdo: por último, mas não menos importante, o usuário tem toda a informação necessária para tomar uma decisão de compra? Os conteúdos são focados em SEO (Search Engine Optimization) — trabalho com palavras-chave para ranqueamento no Google?

Esses critérios são necessários para um trabalho alinhado em seu site, que atraia clientes e que satisfaça suas necessidades.

Indicadores para medir a experiência de navegação: Core Web Vitals

Os Core Web Vitals fazem parte de um conjunto de critérios para que páginas sejam bem-avaliadas pelo Google. Tais critérios visam garantir que o usuário tenha uma ótima experiência de navegação e englobam, desde 2020:

  1. Velocidade;
  2. Estabilidade visual;
  3. Interatividade da página.

Os sites que possuírem, portanto, os Core Web Vitals bem-avaliados serão aqueles melhor ranqueados.

Quem não gostaria de estar na primeira página do Google para atrair cada vez mais pessoas à sua página, não é?

Quanto mais responsivo e acessível for o site, mais pontos ele terá com o Google. Tudo se baseia na UX experience, na experiência focada no usuário.

  • Sabe aqueles banners intrusivos na página? Não devem estar ali.
  • Sabe aquela desconfiguração no layout da página que não deixa a gente clicar em algum botão específico? Prejudica a performance.
  • Excesso de conteúdo sem imagens, com puro texto? Não são uma boa pedida.

Mas há solução…

Para saber a avaliação dos Core Web Vitals do seu site visite esta página do Google. Coloque a sua url e receba a nota do seu site para versão mobile e outra para desktop.

Cuidando da performance de seu site

As plataformas de criação de site são chamadas CMS, sistemas de gestão de conteúdo em português. Algumas permitem aos leigos criar seu próprio site com uma experiência mais intuitiva, como o Wix. Por outro lado, estas plataformas, muitas vezes, apresentam restrições quanto aos recursos mais elaborados de performance e layout.

Na maioria das vezes, um site profissional é construído em WordPress, uma plataforma bem robusta, flexível e já bem disseminada no mercado. Isso facilita a integração a outras ferramentas e a recursos mais avançados. Facilita, também, a busca de profissionais que conheçam a linguagem com a qual o WordPress trabalha, tornando mais acessíveis a criação e a manutenção do seu site.

Se você deseja alavancar sua performance ou solucionar problemas no digital, pode ser interessante buscar um auxílio mais completo, de um time multidisciplinar.

Conheça o ZIP

Com o ZIP – Diagnóstico da Presença Digital, você tem informações concretas sobre onde melhorar e no quê, podendo otimizar suas redes sociais, site, conteúdos e a jornada do consumidor. Vai receber ainda um plano de ação com foco em vendas online (tudo por meio de análises específicas e completas, como matriz SWOT e definição de KPIs para acompanhamento).

O Google, a todo o tempo, compara sua empresa às outras do mesmo nicho. Com o ZIP, você tem planos de ação acionáveis no curto, médio e longo prazo para mapear oportunidades e pontos de melhoria a partir da análise dos seus concorrentes.

Logo, está na hora de trocar seu site se ele não está na primeira página do Google; está na hora de trocar seu site se o UX não é priorizado; está na hora de trocar seu site se você não quer ficar para trás no ecossistema digital.

Priorizar os Core Web Vitals é deixar sua empresa ainda mais competitiva em um ambiente de transformações e desafios, onde quem não evolui fica de fora do mercado.