Sobre a Viralcure

A Viralcure é uma ONG que tem por objetivo a captação de fundos para o HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP). Atuando na criação e divulgação de missões montadas a partir de necessidades e demandas listadas pelo Departamento de Gerenciamento de Crise do HCFMUSP, a Viralcure contribui com arrecadações destinadas às necessidades emergenciais da instituição.

Nosso desafio

Em meio às mudanças e aos desafios significativos dos profissionais de saúde e das instalações médicas no Brasil pelo rápido avanço da covid-19 no ano de 2020, fomos convidados a planejar, negociar e executar a mídia da campanha HCCOMVIDA.

A campanha tinha o intuito de arrecadar o máximo de doações em dinheiro para o hospital, todavia o investimento disponibilizado para a ação era praticamente nulo, surgindo a necessidade de negociarmos bonificações com portais verticais, rádios, mobiliário urbano e grandes players digitais.

Nosso resultado

Iniciamos o nosso trabalho realizando um diagnóstico interno antes da execução de nossas ações, para orientar a agência desenvolvedora do site sobre como adequar o portal de acordo com as boas práticas de UX.

Em paralelo às otimizações para viabilizar uma experiência mais ágil e descomplicada aos doadores, realizamos todo o trabalho de web analytics, criando e configurando uma conta no Google Analytics, bem como garantindo metas e conversões tagueadas no portal e nas plataformas de anúncio.

Nosso time comercial e o de mídia, junto a outras agências parceiras, negociaram ativações de mídia com veículos do mercado, o que nos possibilitou um crédito de aproximadamente 400 mil reais para Twitter e UOL, por exemplo.

O gerenciamento das redes sociais ficou com a nossa equipe de conteúdo, criando uma conta no Instagram para ação e atingindo, em poucos dias, a marca de 10k de seguidores, o que, naquele momento, permitia a inclusão do selo de verificação do perfil.

As publicações dos conteúdos orgânicos no Facebook e no Instagram foram estrategicamente programados com auxílio das ferramentas Stilingue e mLabs, incluindo links encurtados e parametrizados para mensurar o impacto da performance no site.

Alguns números da ação HCCOMVIDA

  • 30 milhões de reais em doações;
  • 7 mil doadores;
  • 209 mil visitas ao site;
  • 18 ativações em diferentes canais publicitários (ON e OFF).