A história nos mostra que crises são aceleradoras de grandes mudanças. Nos últimos anos, muito se falou na transformação digital como principal tendência das empresas. O tema vinha sendo amplamente discutido por meio de artigos, vídeos, reportagens e congressos, e a centralização dos negócios em novas soluções digitais era…
Ferramentas de Automação: o que o profissional de marketing tem que saber
By fernando in Ferramentas
As ferramentas de automação chegaram para atender à nova realidade do marketing personalizado, multicanal e em tempo real; que auxilia a tomada de decisão dos consumidores durante toda as etapas da jornada de compras. Produzimos dados hoje por todos lugares que passamos, a qualquer hora do dia. As ferramentas…
A evolução da mídia digital e o que vem pela frente
By fernando in Estratégia
Nos primeiros anos, a mídia digital nasceu espelhando o modelo do Rádio, TV e Veículos Impressos: transformar em receita a audiência em sites e portais. Nos últimos 20 anos a evolução prosseguiu, incorporou o tráfego em mecanismos de busca e depois os usuários nas redes sociais. Recentemente, essa evolução…
Lei de Proteção de Dados e Marketing: conheça os pontos mais importantes
By fernando in Ferramentas,Metodologia
A nova lei de proteção de dados A lei que regulamenta o uso, a proteção e a transferência de dados pessoais no Brasil, chamada de Lei de Proteção de Dados, foi sancionada no dia 13 de agosto deste ano. Dentre as empresas que utilizam dados com os…
O presente, o futuro e a era da “Coopetição”
By fernando in Estratégia,Parcerias
Não é novidade que o marketing apoiado em estratégias, direcionado por métricas e focado em resultados chegou ao seu potencial mais alto com o digital. Se apropriar das metodologias recentes e extrair o melhor das novas ferramentas é uma das nossas maiores preocupações atualmente como profissionais de marketing….
Marketing: Ei, CEO! A bola da transformação digital está com você.
By fernando in Estratégia,Metodologia
Iniciar a tão falada transformação digital na área de marketing pode ser uma decisão difícil, presencio este dilema no dia a dia. Trata-se de um investimento invisível nos primeiros meses e que oferece resultados de médio e longo prazo. Com a crise prolongada que vivemos, as cobranças estão…
B2B e o cliente invisível
By fernando in Estratégia,Metodologia
Quem trabalha com B2B, seja um produto ou serviço, deve saber: neste exato momento alguém deve estar dando a largada no processo que, daqui a mais ou menos três meses, vai iniciar a negociação de compra de um produto ou serviço igual ao seu, ou que cumpra a mesma…
Como montar sua equipe de Marketing Digital
By fernando in Pessoas
As mudanças no Marketing Digital nunca foram tão rápidas e significativas como nos últimos anos. Vemos ferramentas inovadoras surgindo praticamente todos os dias, novas metodologias sendo aplicadas e uma necessidade cada vez maior de estar atualizado em relação às notícias e acontecimento ao redor do mundo. Para…
O consumidor deu um passo importante para trás na decisão de compra, quem já entendeu esta realidade está começando a conversar com ele no momento certo. Vamos explicar: parece óbvio para todos que a quantidade de informações para tomada de decisão na hora de escolher um produto ou…
O que é (e o que NÃO é) Inbound
By fernando in Metodologia
Começo este artigo com uma afirmação categórica: “não há quase nada de novo no Inbound Marketing, e isso é uma de suas grandes virtudes. Por outro lado, é um dos grandes riscos para a metodologia que conquistou, merecidamente, o mainstream.” Vamos ao começo de tudo então. O termo Inbound…