Primeiro ponto a considerar quando optar por uma agência de performance: marketing digital não é somente gestão de redes sociais, conquistar seguidores e curtidas. PARECE básico, mas ainda é assim que muitas empresas enxergam o “pessoal” do digital.

Se a sua empresa não paga os funcionários com seguidores e a equipe com curtidas, o marketing digital deve estar integrado aos resultados de vendas. A sua agência de performance deve, portanto, apresentar metodologias e ferramentas que transformem a sua presença online em novos clientes ou venda recorrentes.

Mais do que isso, a agência tem que mostrar que trabalha de forma integrada aos seus processos, ao seu negócio. As estratégias têm que estar alinhadas ao seu mix de produtos e/ou serviços, estrutura de vendas e de produção.

Uma boa agência de performance é uma verdadeira parceira de negócios da sua empresa e dialoga com todas as áreas.

Este foco no aumento de vendas tem que seguir três caminhos paralelos:

1) Possibilidade de escala: ter processos definidos e mapeados e medir cada etapa da que um cliente passa para comprar seu produto. Só assim é possível replicar o que está dando certo e garantir que nenhum ponto da jornada de compras seja um gargalo no crescimento.

Por exemplo, se você não coloca códigos que permitam saber qual peça de publicidade está convertendo em vendas e em qual canal (as chamadas UTMs) você não consegue gerar mais vendas sem precisar necessariamente aumentar o investimento em mídia.

Sabendo qual peça e canal precisamente trazem resultados você pode remanejar os investimentos que não geram conversões e ter um maior ganho no final com o mesmo gasto.

2) Otimização no médio prazo: uma boa agência de performance vai começar o trabalho com um olho no presente e outro no futuro. Uma estratégia de SEO bem planejada por exemplo (técnicas que fazem com que sua empresa apareça mais na busca do Google) pode não trazer resultados imediatos, mas com certeza com o tempo vai tornar mais barata a aquisição de novos clientes pela internet.

A produção de conteúdo para apoiar a venda também, exige planejamento e dedicação e não gera resultados imediatos. Uma boa agência de performance, porém sabe que são fundamentais para aumentar a conversão de quem visita o seu site em clientes, por isso não vai abrir mão de usar essas estratégias.

3) Construção de marca e autoridade: por fim, não se constrói uma marca forte e resiliente, que seja menos dependente de competir por preço e mais adaptável às constantes mudanças no mercado, sem construir uma marca forte.

Por isso, mais uma vez, é preciso olhar a estratégia em uma perspectiva de médio e longo prazo. A qualidade do conteúdo, a segmentação, a capacidade de falar de forma segmentada e personalizada com cada tipo de cliente e a coerência na identidade visual e na linguagem da marca é que constroem esse valioso ativo de qualquer empresa.

Com esses três objetivos em mente, as principais ferramentas metodológicas de uma agência de performance comumente são:

Criação de Personas ou ICP (perfil de cliente ideal) 

Um dos grandes diferenciais do marketing de performance em relação ao marketing digital em geral é a forma como se define o cliente em potencial.

Enquanto o segundo usa a estratégia genérica de “público alvo”, a performance digital entende o cliente como uma pessoa real, que possui estilo de vida, personalidade, perfil intelectual, anseios e preferências específicas.

Acertar a definição dessa persona não é uma tão tarefa simples como alguns cursos de Marketing Digital sugerem. É um trabalho que exige dedicação nas pesquisas e experiência.

E acredite: ser assertivo nessa etapa da estratégia é primordial para o sucesso do trabalho.

Produção de conteúdo 

O conteúdo é o motor do Inbound Marketing. É o que faz movimentar o fluxo de atração, conversão, venda e encantamento.

Ou seja, se o motor não tem qualidade, a roda simplesmente não gira. Ou, no mínimo, emperra em alguma das etapas.

Veja bem: conteúdo de qualidade não significa apenas textos bem escritos e designs atrativos (lembrando que muitas empresas não conseguem alcançar nem esses requisitos básicos).

É preciso saber quais informações e como seu potencial cliente as busca online, qual tipo de conteúdo é necessário para embasar a decisão em cada estágio da jornada do consumidor, quais são as palavras chave de busca, que títulos funcionam melhor, qual formato de conteúdo suas Personas preferem consumir etc.

Uma agência de Marketing de Performance conceituada entende que o conteúdo precisa de estratégia, técnica e foco, segundo a definição do Content Marketing Institute:

“O marketing de conteúdo é uma técnica que distribui conteúdo de valor, relevante e consistente, para atrair e engajar uma audiência claramente definida, com o objetivo de encaminhar o cliente a tomar alguma ação que gere lucro”

Content Marketing Institute

Automação 

As ferramentas de automação são as soluções mais transformadoras que a tecnologia trouxe para o marketing. Elas permitem criar uma base de usuários única, enriquecer esta base com dados de perfil e comportamento e gerar interações de acordo com gatilhos que identificam em que etapa da compra o cliente está.
Ou seja, elas ajudam a distribuir o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento e canal certo.
Com elas é possível ganhar escala e alta eficiência nos processos. Aumentar a taxa de conversão, otimizar os investimentos e aumentar a satisfação dos clientes.
Essas ferramentas são incríveis, mas não entregam resultados expressivos sem uma estratégia integrada da atração à conclusão da venda e o relacionamento pós-venda.

Mensuração 

O marketing digital, com suas enormes possibilidades de mensurar e agir em tempo real, exige uma visão sistêmica de todo ecossistema de performance.

Dominar as técnicas de acompanhamento e mensuração, que permitem perceber os resultados em todos os aspectos da comunicação, é uma expertise complexa que exige habilidades analíticas avançadas.

E não basta entender a complexidade dos dados. É preciso perspicácia para mapear cada ponto de interação, mapear os indicadores relevantes, analisar, avaliar e, se necessário, reformular as estratégias, com foco nos resultados desejados.

E mais, testar, testar, testar. Comparar resultados, otimizar os detalhes e fazer cada vez melhor com menor custo.

O resultado mora nos detalhes

A complexidade alcançada pelo marketing nos tempos atuais, com os inúmeros recursos e metodologias trazidos, exige um arranjo de prestadores de serviços qualificados e que coloque o cliente como centro das soluções oferecidas.

Fazer Marketing de Performance não é simplesmente colocar uma estratégia pronta para rodar com ajuda de ferramentas tecnológicas. Um atendimento especializado vai muito além.

Se você está pronto para contratar uma agência de Marketing de Performance, investigue se a equipe possui expertises e experiência de mercado desejada. Investigue resultados alcançados para outro clientes e considere o background profissional das lideranças.