Pesquisa da Nielsen comprova que a estratégia, que defendemos há 7 anos aqui na Colmeia Performance Digital, de transformar o site em um hub de conteúdo é acertada.
Por trás disso: construção de autoridade, branding e aumento da conversão.
Os dados mostram a importância de um site atual e com informações para embasar a compra, já que são a fonte mais confiável quando falamos em marketing on e offline:
Outras pesquisas já mostravam a importância dos sites na jornada, como destaquei no artigo O digital, seu site e a nova jornada do Omnishopper.
A estratégia que adotamos:
- Construção de autoridade a partir de conteúdo relevante e engajador;
- Aumento do tráfego orgânico através de SEO, usando palavras-chave relacionadas às personas que buscamos atrair;
- Esclarecer todas as dúvidas e embasar a decisão de compras dos clientes;
- Capturar perfil e interesses através de materiais para download e segmentar por meio do comportamento (preferências de conteúdo);
- Redes sociais: gerar conteúdo para as redes e tráfego das redes para o site, aumentando a chance de conversão;
- Fonte de conteúdo para ações de “nurturing” por e-mail, segmentadas e automatizadas.
As consequências:
- Aumento da taxa de conversão;
- Redução do custo de aquisição de clientes
- Crescimento da taxa de recompra e do LTV do cliente
DTC (direct to consumer) e os “jardins murados”
Ainda, segundo a pesquisa da Criteo, “Shopper Story”, antes da pandemia os “jardins murados” como o Google, Amazon e Facebook eram os principais players quando se falava em entregar a experiência perfeita.
Mas desde 2019, muitas marcas e varejistas fizeram grandes melhorias em seus ativos digitais — e os compradores notaram:
Está na hora de mudar o mindset de construir toda a sua comunicação digital “fora de casa”, nas plataformas. O uso de dados primários para se relacionar com os clientes, um site com conteúdo e boa experiência de navegação podem fazer a diferença e trazer melhorias significativas no custo de aquisição de clientes.
Seja B2B ou B2C, o que está esperando para entrar no marketing do séc. XXI?