19 abr 2018

Como montar sua equipe de Marketing Digital

As mudanças no Marketing Digital nunca foram tão rápidas e significativas como nos últimos anos.

 

Vemos ferramentas inovadoras surgindo praticamente todos os dias, novas metodologias sendo aplicadas e uma necessidade cada vez maior de estar atualizado em relação às notícias e acontecimento ao redor do mundo.

 

Para quem administra sua própria empresa, ou para quem está a frente da área de marketing, atualizar-se e, principalmente, montar uma equipe alinhada com estes novos tempos, é um desafio e tanto.

 

Selecionar as competências-chave hoje em dia e o perfil dos profissionais para a área que sejam, ao mesmo tempo, criativos, analíticos e estratégicos é crítico para o sucesso.

 

Pensando nisso, conheça as competência-chave que toda equipe de Marketing Digital deve ter.

 

As 10 competências-chave para montar sua equipe de Marketing Digital

 

Antes de tudo, é importante saber que um dos erros mais comuns ao montar sua equipe atualmente é buscar profissionais que sabem um pouco sobre tudo, mas não desenvolvem nenhuma habilidade a fundo.

 

A verdade é que não existe uma fórmula mágica para uma boa formação profissional de sua equipe, mas um bom começo é seguir a dica da empresa de consultoria Smart Insights, que sugere o desenvolvimento de habilidades em forma de “T”.

 

Essa proposta parte do princípio de que todos os profissionais de Marketing Digital precisam conhecer estas competências, mas precisam dominar ao menos uma com profundidade, devido ao grau de complexidade que cada uma delas possui para ser posta em prática.

 

Quais seriam essas habilidades?

 

1. Marketing de Conteúdo

 

Produzir conteúdos relevantes e saber levá-los ao público certo já é uma necessidade real do mercado. Apesar de 70% das empresas brasileiras já adotarem o Marketing de Conteúdo, ainda há uma necessidade muito grande de conteúdos diferenciados, que realmente se destaquem pela inovação e criatividade.

 

2. Otimização para Sistemas de Busca (SEO)

 

O SEO (Search Engine Optimization) é, e continuará sendo por muitos anos, o fator mais relevante quando se trata de conseguir um bom posicionamento nos sistemas de busca e conquistar um tráfego orgânico – ou seja, aqueles que vêm naturalmente à sua página e não por anúncios pagos.

 

3. Google Analytics e outras ferramentas de análise

 

Analisar as ações e corrigi-las em tempo real para conquistar os melhores resultados no Marketing Digital tem sido, cada vez mais, uma prioridade nas agências.

 

Portanto conhecer o Google Analytics e outras ferramentas como SEMrush (para análise de SEO) é uma habilidade fundamental para qualquer profissional de marketing nos próximos anos.

 

4. Links Patrocinados

 

Com ferramentas de análise e segmentação cada vez mais completas no mercado, saber criar um anúncio criativo não é mais o suficiente para gerar resultados no Marketing Digital.

 

É preciso saber segmentar suas campanhas para o público certo e, principalmente, mensurar o ROI (Return Over Investment) dos Links Patrocinados, como Facebook Ads e Google Adwords.

 

5. Programação Básica

 

Você não precisa ser nenhum profissional de programação para ser um bom profissional de marketing, mas saber os conceitos básicos que te permitem ao menos realizar uma integração de CRM ou mesmo desenvolver um formulário online será não só um diferencial, mas um requisito mínimo para quem quiser se destacar nos próximos anos.

 

6. Experiência do Usuário (UX)

 

Por ser um conceito novo, muitos profissionais de marketing ainda desconhecem (ou subestimam) a importância da Experiência do Usuário (UX) na eficiência de qualquer estratégia.

 

De landing pages focadas em conversão a um site otimizado de acordo com cada público alvo, entender e saber como tornar a experiência de um usuário a mais incrível possível será, sem dúvidas, uma habilidade cada vez mais requisitada por agências que buscam alcançar resultados que vão além da quantidade de visitas no site ou curtidas no Facebook.

 

7. Customer Success

 

Da mesma forma que a Experiência do Usuário (UX) é fundamental para conquistar novos clientes, o Customer Success é importante para manter um relacionamento saudável durante a compra (ou prestação de serviço).

 

Portanto, quanto mais cedo o profissional de marketing entender que o sucesso dele depende diretamente do sucesso do cliente – e o que é preciso ser feito para garantir isso – maior será seu valor como profissional.

 

8. Crosschannel e Multiplataforma

 

Foi-se o tempo em que criar uma mesma mensagem para diferentes tipos de canais era o suficiente.

 

Com a popularização das mídias sociais e diversificação dos dispositivos que as pessoas usam para consumir conteúdo, saber como se comunicar (e o que comunicar) em cada plataforma é indispensável para garantir resultados satisfatórios em todos os canais e, principalmente, não desperdiçar recursos simplesmente por “não falar a mesma língua” que o público de uma determinada plataforma.

 

9. Automação de Marketing

 

Para conseguir colocar em prática tudo isso da forma mais ágil, assertiva e econômica possível, qualquer profissional de marketing a partir de agora precisará ter conhecimento o suficiente para implementar uma Automação de Marketing.

 

Isto porque, conforme a aumenta a popularização do Marketing Digital, maior é a demanda e necessidade das agências em otimizar processos a fim de atender uma variedade maior de clientes.

 

10. Growth Hacking

 

Popularizado há cerca de três anos, o Growth Hacking engloba, de forma geral, o estudo e aplicação de ações criativas e inovadoras que podem contribuir para o crescimento de uma empresa.

 

Um profissional de marketing que conhece e pesquisa sobre Growth Hacking geralmente pode agregar mais valor à empresa, uma vez que ao invés de se apegar às técnicas tradicionais de marketing, ele procura encontrar caminhos diferentes e que muitas vezes ninguém nunca tentou antes.

 

Em resumo, os profissionais de marketing de hoje precisam ser parte artistas e parte cientistas, com habilidades tanto para criar conteúdos inovadores como para analisar a performance de suas ações.

 

Segundo uma pesquisa conduzida pela Amcham Brasil, 79% das empresas já perceberam a necessidade de buscar candidatos com este perfil.

 

Se você é o gestor de uma equipe de Marketing Digital, é fundamental investir em profissionais que, além da criatividade, desenvolvem habilidades específicas de análise, gestão e conhecimentos do mundo.

 

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