Fazer Inbound Marketing sem automação é como usar uma varinha no meio do oceano para lotar uma embarcação de pesca industrial. É possível? Claro. Dá resultado? Bem, aí depende do que você chama de resultado. Quanto tempo e quantos pescadores você tem disponível para encher esse barco de peixe? 

As ferramentas de automação são as soluções mais transformadoras que a tecnologia trouxe para o marketing. Elas estão para o Marketing de Performance, assim como os barcos de pesca industrial estão para a atividade pesqueira.

Neste artigo, vamos entender por que investir em automação por meio de uma estratégia de performance vai tornar o relacionamento das marcas com os clientes mais relevante e potencializar as vendas da sua empresa.

 Vem comigo, o mar está pra peixe, sim!

O que é automação de marketing 

Para entender o que é, melhor explicar antes e que não é: automatizar o marketing digital não é colocar máquinas para fazerem todo o trabalho sozinho.

 O objetivo das ferramentas de automação é criar uma comunicação mais próxima e no timing certo ganhando agilidade e escala à estratégia de Inbound. 

É permitir que a tecnologia segmente e personalize a comunicação, economize tempo e forneça recursos para que as vendas sejam mais assertivas, melhorando a conversão e recorrência, reduzindo os custos de aquisição em aumentando o LTV (valor de longo prazo) dos clientes. 

Comunicação centrada no usuário

Uma boa estratégia de Inbound Marketing é baseada em uma comunicação personalizada, ou seja, com base em personas (representações fictícias dos clientes ideais de uma empresa). 

Cada persona tem suas dores, desafios, anseios e necessidades específicas.

Por meio da automação, o Marketing de Performance permite que cada lead receba a mensagem exata de acordo com o perfil de sua persona com o estágio onde se encontra no processo de decisão de uma compra. 

Geração, qualificação e centralização de leads  

Em linhas gerais, o Marketing de Performance usa as estratégias de Inbound para coletar leads (informações de contato deixadas pelo visitante a partir de uma interação digital com a empresa) e convertê-los em vendas. Esses leads podem ser gerados em diversos canais: site, redes sociais, e-mail, aplicativos, SMS etc. 

As plataformas de automação funcionam cada vez mais como um hub de integração de contatos, centralizando-os em um banco de dados com informação de perfil, comportamento e estágio no funil de vendas. Em seguida as ferramentas trabalham de forma integrada a todas os canais de mídia online e mobile, distribuindo as mensagens certas, no veículo e momento certo. 

Por isso, uma coisa é fundamental: uma base de contatos organizada é o ponto de partida para o sucesso da estratégia de marketing. 

Nutrição de leads 

Manter o diálogo com os possíveis clientes que não estavam prontos para comprar naquele momento, ou transformar um comprador em um cliente recorrente. Qual é o segredo para aproveitar estas oportunidades? 

A nutrição de leads significa manter um relacionamento constante com o cliente e prospects, trazendo conteúdo informativo e de interesse, criando autoridade no seu segmento e um vínculo efetivo com seus potenciais compradores.

Digamos que todos os esforços do trabalho de Inbound Marketing são feitos para que na hora que o cliente fizer sua tomada de decisão de compra, ela seja feita com sua empresa.

 Isso será muito mais possível, se ele recebeu as informações que precisava no tempo certo e com a qualidade desejada.

A questão é: é praticamente impossível fazer esse gerenciamento de relacionamento sem a ajuda da tecnologia de automação. 

Agilidade e escala 

Voltemos à pescaria. Quantos peixes são possíveis de conseguir com uma varinha de pesca em meio a um oceano de possibilidades? Mesmo que você tenha uma equipe grande de pescadores, o desempenho dela nunca vai se comparar à eficiência dos métodos e tecnologias de um barco industrial. 

O Marketing de Performance, com o uso inteligente das ferramentas de automação, dará a sua equipe mais tempo para se concentrar no que mais importa no final da pescaria: a venda dos peixes e a fidelização dos clientes.