A história nos mostra que crises são aceleradoras de grandes mudanças. 

Nos últimos anos, muito se falou na transformação digital como principal tendência das empresas. O tema vinha sendo amplamente discutido por meio de artigos, vídeos, reportagens e congressos, e a centralização dos negócios em novas soluções digitais era um avanço que vinha acontecendo em um ritmo moderado, em diferentes segmentos do mercado. 

A pesquisa “Tendências para Transformar Sua Empresa em 2020”, lançada em dezembro de 2019, por exemplo, mostrou que 56% dos executivos brasileiros planejavam investir em transformação digital nos próximos cinco anos. 

Três meses após essa publicação, fomos surpreendidos por uma pandemia com consequências inesperadas. 

Com as medidas de distanciamento social impostas pela Covid-19, a transformação digital, que para muitas empresas era um plano de médio prazo, tornou-se uma necessidade urgente para a resiliência dos negócios. 

Transformação digital

As tecnologias da informação vêm ao longo dos anos mudando a cultura do trabalho, do consumo, da interação social e afetiva, do lazer, da educação etc. As pessoas estão cada vez mais conectadas à internet para se relacionar, trabalhar, se divertir e comprar.

Esse fenômeno, que podemos chamar de cultura digital, é o ponto de partida para a geração de uma infinidade de novos produtos e serviços. Mas ao contrário do que muitos pensam, transformação digital não é sinônimo de cultura digital. 

Transformação digital é a construção de uma nova forma de gestão empresarial com base na tecnologia,  como forma de dar velocidade às respostas, oferecer atendimento personalizado e melhorar o desempenho e o alcance dos negócios, priorizando uma melhor qualidade na experiência da jornada de compra do consumidor e maior eficiência na produtividade dos trabalhadores.  

Qualquer empresa, de qualquer segmento de negócio, se beneficia quando coloca a tecnologia na espinha dorsal da gestão. Entre as vantagens da transformação digital estão: 

  • Automação de processos; 
  • Otimização da gestão de pessoas;
  • Aumento de produtividade e eficiência; 
  • Mensuração de resultados; 
  • Detecção de falhas; 
  • Melhoraria da performance dos resultados. 

Transformação digital no Marketing  

Como sabemos, o Marketing Digital é um conjunto de ferramentas que se bem trabalhadas trazem uma série de benefícios para um negócio: 

  •  Geração de awareness; 
  • Aumento do tráfego orgânico no site da empresa; 
  • Atração de novos clientes; 
  • Criação de relacionamento mais íntimo e afetivo entre marca e o consumidor; 
  • Consolidação da identidade da marca; 
  • Criação de autoridade da marca; 
  • Aumento das vendas de um produto ou contratação de um serviço. 

Provavelmente, sua empresa possui alguma presença na internet ou já usa o Marketing Digital. Mas será que sua estratégia online está alcançando um retorno expressivo para os negócios? 

SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são ferramentas eficazes, com resultados significativos no curto, médio e longo prazo, por isso continuam em posição de destaque nas estratégias de marketing.  Neste caso, a transformação se dará na adoção de ferramentas para atingir o máximo de performance nas estratégias.  

O Marketing de Performance propicia a escolha e a aplicação de metodologias mais eficazes, além de oferecer ferramentas tecnológicas para alinhar métricas, conteúdos, mensurar a jornada de compras do início ao fim, além possibilitar escala e automação. 

O que muda

  • Totalmente focado nos resultados, o Marketing de Performance norteia as decisões estratégicas com base em dados; 
  • Resultados das estratégias podem ser medidos constantemente, em tempo real; 
  • Falhas ou inadequações das estratégias podem ser corrigidas rapidamente; 
  • Melhor controle do budget da campanha; 
  • Melhores resultados com menor custo investido.

Em tempos de crise, é preciso agilidade. Novos problemas, exigem novas soluções. Com foco em resultados e estratégias 100% mensuráveis, o caminho da transformação digital no marketing, tanto para empresas B2B como B2C, é o Marketing de Performance.